O que você procura?
Notícias Entretenimento Esportes Vídeos Rede Record

Siga ao vivo a estreia do Brasil nos Jogos de Vancouver

News
> Acidente mata 5 pessoas no PR
> Saiba quem vai para avenida hoje
> Time das belas tem Poeta e Paes
> Madonna fatura quase R$ 2 mi em 1 minuto
Veja também: RoxTemplates - Original ;P

Ilhéus já teve mais de 4 mil casos de dengue

sendo mais de 300 confirmados através de exame laboratorial. O número é referente ao período de primeiro de janeiro a 18 de agosto de 2009. ilheus
Dos casos confirmados, 160 são de dengue hemorrágica. Da forma mais grave da doença foram confirmadas duas mortes em Ilhéus neste período, uma mulher e um homem, ambos moradores do bairro Pontal.
O município segue entre os sete municípios do estado em situação de emergência por causa do grande número de notificações e índice de infestação predial de larvas do mosquito transmissor da doença.
Segundo o coordenador da Vigilância Epidemiológica e Endemias, Antônio Luiz Firmo, o combate à dengue continua com controle focal, perifocal e pontos estratégicos.
Mesmo fora da epidemia, este tempo é o mais importante para o controle e prevenção, para que na mudança de temperatura tenha-se uma infestação menor. A equipe de combate à dengue está desenvolvendo atividades específicas em algumas localidades da zona rural.
São locais onde apareceram diversos casos em um curto período de tempo, como o distrito de Castelo Novo que, em dois meses, 31 de maio a 30 de julho, registrou 45 casos de dengue. Nela o combate ao mosquito Aedes aegyptie é feito por controle vetorial.
A equipe também convocou a população para participar da luta contra a dengue. Firmo diz que "o controle da dengue não depende apenas da Secretaria de Saúde, mas principalmente de cada morador, em suas casas, eliminando os possíveis focos do mosquito".
Número de casos
O maior número de casos foi registrado no Malhado e nos Altos do Coqueiro, Uberlândia e Basílio, com 1.212 pacientes dos 4.628 notificados. No Teotônio Vilela foram 375 notificações. Outros locais também recebem cuidados especiais, como o Salobrinho.
Ele registrou 225 casos. "Este bairro tem uma particularidade, porque boa parte dos moradores trabalha em Itabuna e, possivelmente, contraíram a doença na cidade vizinha".
Em relação ao índice de infestação predial, o coordenador da Vigilância informa que, na conclusão dos três ciclos já realizados, o nível de infestação está caindo. No primeiro deles, o índice geral foi de 4,6%, o segundo de 3,7% e o último de 2,5%.
No Alto da Soledade, o índice de infestação predial caiu de 7,0% para 1,8%. Ele afirma que o controle do mosquito neste período é fundamental para que no verão o índice de infestação seja baixo.
Ele adianta que "a partir da próxima semana estaremos trabalhando em conjunto com a Secretaria de Serviços Urbanos. Alguns garis vão desenvolver atividades de melhor acesso dos agentes de combate à dengue nos terrenos baldios da cidade".